22 de abril de 2008

"A mudança começa por mim".

Começarei hoje, com uma citação que me faz pensar nesta data, o Dia do Planeta: "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo"- Mahatma Gandhi".

Acredito que uma nova consciência planetária deve começar pelas nossas próprias escolhas diárias. Certamente, quero dizer que ser um CONSUMIDOR RESPONSÁVEL é se atentar a princípios que norteiam nosso cotidiano. Vou fazer durante alguns dias, aqui no meu blog, reflexões sobre "comportamentos" que deveremos adotar para sermos CONSUMIDORES CONSCIENTES.

Devemos PLANEJAR nossas compras. Você já notou que, se vai as compras sem saber o que quer, quase sempre compra o que não estava em seus planos? As campanhas publicitárias são feitas para convencer que, sem aquele produto, o nosso mundo será pior. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

É preponderante levar em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo. Avalie os impactos de seu consumo, tente saber como a indústria extrai a matéria-prima, se ela reduz o CO2 produzido, como é feito o descarte do lixo e dezenas de outras situações de impacto ambiental.

Por fim, consuma apenas o necessário, a reflexão é a forma adequada para entender que se pode viver com menos e bem, as reais necessidades são sempre menores que nossas suposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em outros blogs