24 de março de 2009

Em paz com a natureza.

O que está havendo com a nossa civilização?Quando chove sofremos inundações, acontecem desabamentos e aparecem doenças relacionadas ao lixo e à falta de saneamento. Então, rezamos para parar de chover.

Se o sol aparece sofremos desidratação, insolação, escassez de água e ainda passamos mal com o excesso calor. Então, rezamos para chover um pouco.

Em qualquer situação lutamos contra o tempo. Nós precisamos fazer as pazes com o nosso clima!

Nossa civilização deve criar um estilo de vida que seja harmonioso com a natureza!

Nossas cidades devem ter sistemas para escoamento pluvial eficaz, saneamento básico e o nosso lixo deve ser reciclado. Nossas casas e construções devem ter mecanismos para captar água da chuva e processos para economizar a água tratada. Assim, quando chover iremos saudar e agradecer a natureza pelas águas que nos refrescam, irrigam nossas plantações e nos mantêm vivos.

Da mesma forma deve ser nossa relação com o sol. Nossas cidades devem ter bastantes árvores para fazer sombra e lagos para refrescar o ambiente. Nossas cidades também devem contar com estruturas para aproveitamento da energia solar e eólica para a produção de eletricidade. Nossas casas e construções devem possuir telhados vivos, ou pintados de branco ou ainda, aproveitados para aquecimento de água ou produção de energia elétrica.

Nossas casas e construções também devem possuir uma arquitetura apropriada para o nosso clima quente e contar com novas soluções de forramento, paredes e pisos que proporcionem maior conforto térmico.

A própria energia do sol deve ser utilizada pra refrescar o ambiente ou para a retirada de água do subsolo em caso de escassez.

Assim, quando fizer um dia de sol iremos saudar e agradecer a natureza pelo brilho do sol que nos aquece, faz crescer nossas plantações com a fotossíntese e mantêm todo o ciclo biológico da vida.

Desta forma, viveremos harmoniosamente e em paz com a natureza!

AUTOR: Carlos Kleber da Silva Garcia é Perito Criminal, formado em Engenharia Elétrica e Física, com Especialização em Perícia de Acidentes de Trânsito, e atualmente é Presidente da Associação dos Peritos em Criminalística de Goiás – ASPECGO.

Em outros blogs