24 de março de 2009

Em paz com a natureza.

O que está havendo com a nossa civilização?Quando chove sofremos inundações, acontecem desabamentos e aparecem doenças relacionadas ao lixo e à falta de saneamento. Então, rezamos para parar de chover.

Se o sol aparece sofremos desidratação, insolação, escassez de água e ainda passamos mal com o excesso calor. Então, rezamos para chover um pouco.

Em qualquer situação lutamos contra o tempo. Nós precisamos fazer as pazes com o nosso clima!

Nossa civilização deve criar um estilo de vida que seja harmonioso com a natureza!

Nossas cidades devem ter sistemas para escoamento pluvial eficaz, saneamento básico e o nosso lixo deve ser reciclado. Nossas casas e construções devem ter mecanismos para captar água da chuva e processos para economizar a água tratada. Assim, quando chover iremos saudar e agradecer a natureza pelas águas que nos refrescam, irrigam nossas plantações e nos mantêm vivos.

Da mesma forma deve ser nossa relação com o sol. Nossas cidades devem ter bastantes árvores para fazer sombra e lagos para refrescar o ambiente. Nossas cidades também devem contar com estruturas para aproveitamento da energia solar e eólica para a produção de eletricidade. Nossas casas e construções devem possuir telhados vivos, ou pintados de branco ou ainda, aproveitados para aquecimento de água ou produção de energia elétrica.

Nossas casas e construções também devem possuir uma arquitetura apropriada para o nosso clima quente e contar com novas soluções de forramento, paredes e pisos que proporcionem maior conforto térmico.

A própria energia do sol deve ser utilizada pra refrescar o ambiente ou para a retirada de água do subsolo em caso de escassez.

Assim, quando fizer um dia de sol iremos saudar e agradecer a natureza pelo brilho do sol que nos aquece, faz crescer nossas plantações com a fotossíntese e mantêm todo o ciclo biológico da vida.

Desta forma, viveremos harmoniosamente e em paz com a natureza!

AUTOR: Carlos Kleber da Silva Garcia é Perito Criminal, formado em Engenharia Elétrica e Física, com Especialização em Perícia de Acidentes de Trânsito, e atualmente é Presidente da Associação dos Peritos em Criminalística de Goiás – ASPECGO.

3 comentários:

  1. Compartilhar informações e conscientizar a população é o primeiro passo para a mudança das atitudes em relação ao mundo. Parabéns pelo blog e pelo artigo publicado!

    ResponderExcluir
  2. As mudanças climáticas tem causado muitos estragos nas nossas vidas. Preservar a natureza é o melhor caminho pra evitar tantas catástrofes. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. Escoamento da água, reciclagem e saneamento básico, está longe de se concretizar em muitas localidades do Brasil.
    Eu moro em São Paulo, uma cidade grande com um povo ignorante. Eu fico revoltado com as pessoas que jogam na rua ou em corregos latinhas de refrigerante, embalagem de salgadinho e entre outras coisas. Daí quando chove, vem a enchete, alaga as avenidas, a água entra dentro das casas e diversas doenças se proliferam, como a leptosperose entre outras doenças. Daí o "cidadão" culpa o governo que não evitou a enchente que destruiu seus móveis entre outros pertences.
    O que tem que haver é cidadãnia, para que as pessoas tenha consciência do seu papel em nossa sociedade.

    ResponderExcluir

Em outros blogs