30 de março de 2009

5ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA, aproximando o estudante do EM das inovações científicas tecnológicas.

As inscrições para a primeira fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estão abertas até o dia 7 de abril.

O evento, que corresponde à fase nacional da Olimpíada Internacional de Biologia, é desenvolvido pela Associação Nacional de Biossegurança desde 2005 e passou a ser coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2007. O evento conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os principais objetivos das OBB são estimular o interesse ativo em estudos biológicos e aproximar a universidade do ensino médio de biologia, diminuindo o tempo de defasagem entre as inovações científico-tecnológicas e sua divulgação aos estudantes de nível médio.

Os quatro primeiros colocados participarão da 20ª Olimpíada Internacional de Biologia, no Japão, de 12 a 19 de julho. Outros quatro alunos serão selecionados para participar da 3ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia, na Espanha, de 6 a 13 de setembro.

Poderão se inscrever estudantes que estiverem regularmente matriculados no ensino médio ou já o tiverem concluído, desde que nunca tenham sido matriculados em nenhuma instituição de ensino superior, em atendimento à norma da Olimpíada Internacional de Biologia.

A prova da primeira fase, com 30 questões objetivas, será no dia 19 de abril. Os resultados serão divulgados no dia 28 de abril. A escola que participar da primeira fase terá automaticamente inscritos para a segunda fase os estudantes que atingirem um número mínimo de acertos.

A prova da segunda fase, com 120 questões objetivas, será feita no dia 17 de maio e os resultados serão divulgados no dia 3 de junho. Os oito primeiros colocados nessa prova participarão da terceira fase.

A terceira fase consistirá em treinamento a ser realizado na UFRJ, entre os dias 15 e 22 de junho. A fase inclui um grupo de provas teóricas e práticas aplicadas e corrigidas por uma equipe de professores da UFRJ.

Mais informações: www.anbiojovem.org.br

Em outros blogs