1 de outubro de 2008

"Equador Químico".

Cientistas da Universidade de York, na Inglaterra, descobriram um "Equador Químico" que divide o ar poluído do hemisfério norte da largamente pouco contaminada atmosfera do hemisfério sul.Barreira química e meteorológica

As evidências da existência do Equador Químico foram localizadas em uma faixa de 50 quilômetros de largura, sem nuvens, ao longo do Oceano Pacífico. A descoberta mostra pela primeira vez a existência de uma barreira química e meteorológica entre as duas massas de ar abaixo e acima do Equador geográfico.

A descoberta deverá impactar diretamente as previsões e modelagens climáticas, que procuram estudar a distribuição de poluentes ao longo do globo e as inter-relações entre os climas das diversas regiões.

Acima da Zona de Convergência Intertropical
Até agora os meteorologistas acreditavam que a barreira que impedia que os poluentes migrassem em maior quantidade do hemisfério Norte para o Sul era representada pela Zona de Convergência Intertropical, uma barreira formada por nuvens densas onde os ventos dos dois hemisférios se encontram.

Mas a nova pesquisa descobriu enormes diferenças na qualidade do ar entre os dois lados do agora chamado Equador Químico, que fica bem mais ao norte do que a Zona de Convergência Intertropical e tem 50 quilômetros de largura.

O estudo revelou que o monóxido de carbono tem uma concentração de 160 partes por bilhão ao norte do Equador Químico e apenas 40 partes por bilhão ao sul.
FONTE: Journal of Geophysical Research Atmospheres
October 2008
Vol.: To be published

Um comentário:

  1. É, pra vocês verem como há ainda muito por descobrir em nosso planeta.

    NÓS seres humanos estamos ajudando a modelar a vida para os próximos anos, portanto, é nosso dever cuidar da única parte do universo conhecido onde podemos habitar.

    Eu penso que chegamos num estágio de destruição que para parar este processo levará muitas centenas de anos, se a vida como conhecemos continuar a existir até lá.

    Maha

    ResponderExcluir

Em outros blogs