20 de fevereiro de 2009

UFSCar cria papel a partir de plástico reciclado.

Criar papel a partir de películas plásticas é uma tecnologia amplamente conhecida, mas exige sempre o uso de matéria-prima virgem para a confecção das folhas sintéticas.

O método desenvolvido na universidade do interior paulista, no entanto, permite fazê-lo a partir de lixo, como potes plásticos de sorvete, garrafas pet, vasilhas, embalagens de CD, restos de canetas ou cartões bancários.

Este material é triturado e, depois, submetido a um tratamento químico desenvolvido pela universidade. O resultado é a produção de uma película de alta qualidade, similar às películas produzidas com matéria-prima virgem.

Financiado pela FAPESP, o projeto desenvolvido pela Universidade de São Carlos foi adotado em caráter experimental pela fabricante de papel sintético Vitopel. A fabricante possui planta industrial na cidade de Votorantim, interior paulista.

A empresa espera comercializar as folhas feitas a partir de plástico reciclado para aplicações industriais, em situações em que o papel precisa ser resistente à água, por exemplo. Assim, é possível imprimir rótulos para garrafas, outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros escolares e cédulas de dinheiro.

Cadernos para estudantes também estão sendo produzidos com o método, já que a película aceita bem a tinta de canetas esferográficas.

A produção de folhas sintéticas de baixo custo diminui a demanda por celulose, o que na prática poupa a derrubada de florestas para produzir papel a partir de matéria prima orgânica.

FONTE:
Felipe Zmoginski é jornalista responsável por breaking news em INFO Online.

3 comentários:

  1. Ótima dica, agora só falta essa tecnologia cair na graça das fábricas e ser amplamente usado.

    ResponderExcluir
  2. Tophe,

    Tem selo pra você no meu blog...

    http://blogdomaha.blogspot.com/2009/02/selo-literatura-e-arte.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. PAPEL do AGUAPÉ

    Prezados: Autoridades & Empresários Brasileiros,

    A Equipe BR do AGUAPÉ recomenda uma LEITURA / REFLEXÃO sobre a matéria, pois mostra Um Novo PAPEL que PESQUISADORES & MULTINACIONAIS NÃO-ÉTICOS conseguiram DESENVOLVER nos EUA.

    O PAPEL do AGUAPÉ é MELHOR / SUPERIOR.

    O AGUAPÉ dá de 10 a ZERO, pois ELE é VERDE - a QUÍMICA VERDE ÉTICA deverá passar a utilizar, como Matéria Prima, em MEGA ESCALA, já nas próximas décadas.

    A Equipe BR do AGUAPÉ recomenda as Autoridades Brasileiras um MÍNIMO de Boa Vontade, visando apenas promover a CONSCIENTIZAÇÃO da IMPORTÂNCIA da SOMA de ESFORÇOS / UNIÃO ÉTICA dos Produtores Rurais, Empresários, entre outros, em especial aos Interessados por Matéria Prima VERDE.
    O EGOISMO BURRO e a OMISSÃO são dois VÍCIOS que precisam ser ERRADICADOS deste BRASIL, pois CASO CONTRÁRIO jamais vamos realizar o SONHO dos Cidadãos Brasileiros – o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUTENTÁVEL.

    NOTA: não deixe de apresentar as suas manifestações quanto ao exposto – Mais IMPORTANTE para VOCÊ do que para os NÃO-ÉTICOS


    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir

Em outros blogs