22 de abril de 2009

Biblioteca Digital Mundial.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), atendendo solicitação do Diretor da Biblioteca Nacional Americana, resolveu montar essa biblioteca na Internet.
Trata-se da Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library, WDL), um acervo literário e artístico online disponível em português e em outras seis línguas. A WDL é, na realidade, uma midiateca e tem até agora 1,4 mil objetos digitalizados, entre livros raros, manuscritos, cartas, filmes, gravações sonoras, ilustrações e fotos.

O acervo foi reunido com contribuições de bibliotecas nacionais e instituições culturais de países como Brasil, EUA, Uganda, Iraque, China, França e Rússia. No acervo estão antigas escrituras chinesas, manuscritos científicos árabes e exemplares raros, como Bíblia do Diabo, do século 13. O Brasil contribuiu por meio da Biblioteca Nacional. Além de obter informações gerais sobre o objeto, o pesquisador pode acessar links com informações completas, fazer download das peças e convertê-las em PDF. A WDL, mais tarde, absorverá parte do conteúdo da Europeana, que dispõe de 4,6 milhões de livros, mapas e fotografias, e da Google Book Search, que já conta com 7 milhões de obras digitalizadas. Segundo James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e idealizador do site, ele vai ampliar a diversidade do material cultural disponível na web. Além disso, permitirá acesso a obras antes restritas a bibliotecas inacessíveis ao grande público. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

2 comentários:

  1. Boa dica!!

    Já está em meus favoritos.
    Valeu por compartilhar conosco.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Tophe, como vai?
    Sou um dos administradores do Projeto Blogueiros Unidos, e gostaria de lhe convidar a participar da promoção "Quero um Domínio Já!"
    Já imaginou o Blogdo Tophe, com domínio próprio, com um ar de independencia e profissionalidade?
    É, pois o Blogueiros Unidos vai dar um domínio próprio pro ganhador, e um template personalizadinho.
    O Que achas de participar?
    É so dar uma passada la no Blogueiros Unidos e avaliar nosso convite.
    Link da Promoção:
    http://blogueirosunidos.blogspot.com/2008/04/promocao-quero-um-dominio-para-meu-blog.html

    Grande abraço, esperamos você lá!

    ResponderExcluir

Em outros blogs