19 de abril de 2009

"Todo dia era dia de índio". Hoje ele só tem o dia 19 de abril.

"Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis".

Jorge Benjor


As datas comemorativas tem um significado especial em minha concepção servem para homenagear e enaltecer a lembrança do homenageado.

Não quero me lembrar dos primeiros moradores das Américas (não seriam os verdadeiros americanos?) apenas em fotos com ilustres (Sting e Príncipe Charles, por exemplo) ou nos circos que os políticos armam e sustentam (Raposa Serra do Sol).

Nem também, nas pilhérias e brutalidades, com o homenageado do dia, em citações e encenações de valor duvidoso e doloroso tanto no caso de Juruna e seu gravador, quanto no caso do índio pataxó queimado vivo.

Quero então aqui fazer minha singela homenagem aos que, por lucidez, fazem do planeta seu lar, desenhando com a Terra uma relação duradoura e sustentável. "Não precisamos ir a escola para entendermos de SUSTENTABILIDADE basta, mirá-los".

Quer saber como ser ECOLOGICAMENTE CORRETO?
Observe a relação desses seres privilegiados com seus vizinhos habitantes, seja na cadeia alimentar ou na defesa de seu bem maior, a vida.

Bertold Brecht uma vez disse que estava a procura da racionalidade dos humanos.
Eu preciso também dessa constatação.

4 comentários:

  1. Olá, Muito boa noite!

    Então, eu pedi ontem aos alunos, que assistissem TV e vissem alguma programa, que certamente mostraria costumes e cultura dos índios. Mas tive que fazer umt reinamento para o Rotary em outra cidade, portanto nem sei ainda se passou e em qual canal.
    Mas conversarei com eles na quarta-feira.
    Parabéns por esse lindo post.

    Lena

    ResponderExcluir
  2. Olá, professor, vim agradecer pela correção do "b" pelo "g". Imagine, eu dando explicações da língua e cometer um erro de digitação, trocando "bugiganga" por "bubiganga". Realmente foi imperdoável.
    Agradeço muito pela observação!

    Muito bom o seu texto acerca da data de ontem.
    Parabéns pela indicação do TOPBLOG. Também estou concorrendo com um dos meus blogs.
    Serve de incentivo!
    Abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Entre 1998 e 2000 eu dei aula no Centro de Estudos Latino Americanos da Un. da Florida. Engraçado ter que SAIR da Am. Latina para se perceber latino-americano. Lá tinha uma comunidade de caras como eu que cresceram meio espalhados, mas inegavelmente têm uma raiz forte e pivotante aqui.
    Minha matéria era historia da ciencia e medicina na Am. Latina, mas antes de mais nada eu precisava que eles entendessem o continente. Aí - e só aí - é que eu fui entende-lo pra mim. E o tamanho e dimensões da violência feita contra a "galera local" (também chamados índios).
    Depois disso rolou de eu ter um trampo no Pará, onde tudo ainda é meio misturado, e passar horas escutando "etnobotânica" da boca de quem manja, os caboclos (q mais são indios do que europeus).
    É estranho isso... ter que se afastar para descobrir o que está sob nossos narizes.

    Saudaçòes

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Indiquei seu blog pra receber o selo "Olha que Blog Maneiro".

    Vá até meu blog e pegue-o. Você merece! Tem um blog bacana por isso eu o indiquei.

    Continue assim! Sucesso!

    Abraços

    ResponderExcluir

Em outros blogs